Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já fizemos algum tipo de chantagem emocional. As crianças são as campeãs este quesito, pois basta contrariá-las para que elas iniciem aqueles choros sofridos e intermináveis.
[sc:calculadora ]
Mas alguns adultos parecem ter carregado esta característica para suas vidas e se tornam mestres na arte da persuasão, utilizando métodos pouco ortodoxos para se colocarem em condição de vítimas das situações.
Normalmente, os chantagistas são pessoas muito inteligentes, que conhecem muito bem os pontos fracos de seus parceiros. Quando confrontadas por algum erro que tenham cometido, sempre utilizam de recursos para tentar virar o jogo e fazer com que você sinta algum tipo de remorso por colocá-lo contra a parede.
Obviamente que há situações que não passam de brincadeiras, que são bastante saudáveis para as relações. Mas quando a chantagem é constante e abusiva, isso pode afetar negativamente a relação. E abaixo apontamos algumas situações que podem lhe ajudar a saber se seu parceiro tem exagerado na dose:
Dicas para saber se ele fala sério ou está fazendo chantagem
Choro
Você descobre que seu parceiro deu uma mancada contigo e resolve questioná-lo sobre a situação. Pronto, é o que basta para que as lágrimas comecem a escorrer compulsivamente. Na sequência, ele soltará frases de inconformidade, do tipo “eu não mereço ouvir isso”, “como você pode ter a coragem de desconfiar de mim?” ou “se você realmente me amasse confiaria mais em mim”.
A ideia do chantagista, com o choro e com estas frases, é fazer com que você se confunda com seus próprios argumentos e acabe ficando com pena dele. Tome cuidado para que ele não assuma o controle da discussão e transforme você na vilã da situação e ele acabe no papel de vítima.
Ameaças
Se você passou pela ilesa pela etapa do choro, o próximo passo a enfrentar são as ameaças. E elas podem vir em diferentes graus, desde os mais inofensivos até os mais sérios. Suponhamos que ao ler as mensagens no celular dele você tenha descoberto que ele saiu escondido com um grupo de amigos.
Em vez de pagar com a mesma moeda, você resolve sair com sua turma, mas o mantém avisado, sem convidá-lo. Com esta represália, espere frases do tipo “vai se arrepender de não me levar junto com você” ou “você vai ver o que farei contigo”.
Por mais que ele não faça absolutamente nada, viver sob ameaças é horroroso. E se seu parceiro estiver nesta pegada, melhor rever os rumos de sua relação.
Excesso de teatro
É fofo quando seu parceiro faz aquela cara de cão abandonado em algumas situações. Mas atente-se aos exageros, que podem se manifestar nos momentos mais simples, como quando você diz que quer jantar em um restaurante japonês e ele vem com essa feição de abandono para dizer que prefere ir a uma cantina italiana.
O problema de ceder a estes pedidos – quando feitos constantemente – é você perceber que está deixando de fazer coisas que gosta por conta da chantagem de seu namorado. Cuidado para não perder sua identidade e não passar a alimentar uma frustração por causa destas pequenas situações.
Para lidar com um chantagista é necessário ter pulso firme e muita confiança em si mesma. Se você acredita nesta relação, não ceda aos choros, ameaças e olhares tristonhos de seu parceiro. Exponha seu ponto de vista e tente se fazer ouvir.
Pode ser que ele mude o comportamento e deixe de ser tão manhoso e passe a agir como adulto.
Artigo excelente, gostei principalmente a parte do choro e como e verdade….
Parabens
Oi boa tarde esto passando. Por uma fazer da vida que eu não entendo. Fui casado por 6 anos tenho uma filha de 5 e de repente deu uma revira volta na minha vida minha mulher foi embora calma não foi traição foi minhas. Grosseria com ela mais esto arrependido de tudo que eu fiz já pedir perdão mais ela não mim escuta e fala que pra mim ela não volta mais eu a amo muito faz dois meses que estamos separados. Vcs podem mim ajudar a reverter. Esse quadro e mim ajudar em trazer elas de volta pra mim
Oi Fabiano, depende muito do tipo de grosseria que voce fez, caso a tenha agredido fisicamente ou a humlhado em publico, infelizmente, voce merece o que está passando. Também depende se voce sempre costumou fazer/falar grosserias e ela sempre relevou com todo o amor e paciencia do mundo, até q uma hora cansou. Meu caro, nós mulheres somos assim, estamos sempre dando uma chance pro nosso parceiro, o fato d continuarmos ao lado dele demonstra q ainda amamos e estamos tentando. Só q quando decidimos e cansamos não tem reza brava q funcione amigo, mulher quando decide q não quer mais não volta! Boa sorte e haja com mais calma, pondere teus erros na relação e busque ser uma pessoa melhor, não só pra reconquistar sua ex, mas pra ser mais feliz e se relacionar melhor com o mundo! Tudo de bom pra voce.