Seu namorado acabou te magoando involuntariamente e não percebeu. A sua reação instantânea é ficar calada. Ele percebe seu silêncio e logo pergunta: “está tudo bem?”.
[sc:calculadora ]
Para evitar uma discussão, você responde com um “estou bem”, quando, na verdade, o sentimento real é exatamente o oposto.
Agora, imagine que seu namorado possui o poder de ler sua mente. Imagine o tamanho do problema que você terá em sua relação quando ele se der conta de que você não está sendo sincera sobre seus sentimentos.
Pela errônea ideia de que estamos nos protegendo de uma eventual crise na relação, acabamos dizendo que “estamos bem” quando não estamos. O hábito de proferir estas duas palavras em vez de sermos sinceros com nossos parceiros pode fazer com que o tempo de vida do relacionamento seja encurtado. E aqui estão algumas dicas para evitar que isso aconteça:
Como não gerar um problemão no relacionamento em 4 passos
Valorize a comunicação
Embora esta palavra apareça nos momentos de crise, ela deve ser colocada em prática para evitar as futuras dores de cabeça. É importante estabelecer um canal aberto no diálogo entre as partes e dizer o que realmente se passa pela cabeça de cada um. É importante ser honesto com seu namorado e dizer “estou bem” somente quando realmente estiver se sentindo desta maneira.
Não prolongue o problema
Como você quer resolver sua situação embaraçosa quando diz ao seu namorado que “está bem”? Ele não é bobo e perceberá que há algo errado só de ver a mudança em seu semblante, mas você não o alerta sobre os motivos que lhe fizeram ficar triste. Lembre-se que ele não poderá corrigir o problema sendo que sequer sabe qual foi a falha que cometeu. É como ir ao médico com fortes dores no estômago e dizer ao doutor que “está bem”. Como você quer se livrar da dor sem relatar o que está ocorrendo de errado?
Quando quiser ofender, feche a boca
Se você deseja que seu namorado pare de fazer coisas que lhe magoam ou que pare de dizer bobagens que acabam lhe magoando, é de extrema importância que você diga isso a ele. Se não disser a ele que se sente deixada de lado quando estão em uma festa rodeado de amigos, ou que odeia quando chega atrasado aos compromissos, é válido tornar explícito os fatores que lhe fazem sair do sério. Caso contrário, este ciclo jamais será interrompido. Certamente, você sabe a melhor maneira de abordá-lo e fazer com que ambos se sintam melhor dentro desta relação.
Evite a cara de emburrada
Para evitar a terceira guerra mundial, você acaba mudando seu semblante, humor e vontade de estar perto do namorado, e solta o habitual “estou bem”, quando notoriamente não está. É muito mais fácil e prazeroso rir e se divertir com os bons momentos vividos a dois, mas na hora de soltar o verbo quando algo não vai bem a situação fica mais complicada.
Só de pensar no desconforto que causará à relação ao compartilhar os reais sentimentos e no medo de não ser compreendido ao expor seu ponto de vista sobre algo que não lhe agradou, gera um sentimento incômodo. De qualquer modo, é muito melhor dizer algo em vez de se calar. No lugar do “estou bem”, que tal dizer “não estou bem, mas preciso organizar minha mente e meu discurso antes de lhe dizer o que me fez de errado”? Isso pode ajudar a manter seu namoro mais saudável.
É natural que as pessoas mais velhas, que tiveram experiências amorosas frustrantes, faltem com a sinceridade na hora de revelar seus sentimentos. Mas ao dizer “estou bem” somente quando se sentir desta maneira – e apontar as falhas de seu parceiro quando ele vier a magoá-la – certamente fará com que você e seu namorado passem a confiar muito mais um no outro.
Olha, eu namoro há 6 meses, nunca menti dizendo “eu to bem” nesses últimos tempos, sinceridade da minha parte não faltou!! Mas não adianta nada dizer “eu não to bem PORQUE…” se o(a) parceiro(a) não te escuta porque não quer discutir! Aí você diz “me deixa pensar” e fica aquele maldito silêncio incômodo, que dói mais em quem ta bravo do que em quem está como o alvo da briga!
Meu namorado faz besteiras o tempo todo e sempre promete que mudará, mas nada o faz! Ser sincera não basta! Ele me faz chegar ao ponto, ou de chorar ou de dizer palavrões e ofendê-lo! Sinceramente, meu amor por ele só diminui! Ele nada tem a reclamar de mim porque toda minha ignorância só é gerada pelos erros dele! Todos me consideram como o tipo “namorada ideal” apesar de todo meu estresse! Pois sou fiel, leal, cuido dele, me preocupo com ele, o ajudo em tudo que posso, ensino muitas coisas pra ele, tento fazer coisas que ele gosta, desfiz amizade com quase toodos os meus amigos homens, me dedido a mandar mensagens pra ele, o chamo pra conversar, sendo que não tenho o hábito de chamar, brigava com minha mãe pra defender a ele, perdi aula da faculdade pra poder passar mais tempo com ele e nuunca faltei com a sinceridade pra ele, contei dos idiotas que dão em cima de mim e de como eu mostro a aliança pra eles, ainda assim, olhe como sou respondida, ele mente pra mim, diz que não vai mandar mensagens para a prima que já foi afim dele (eles já ficaram duas vezes), mas eu vi no celular dele (ele permitiu eu ver porque ele vê o meu) mensagens com emojis de apaixonado e aquele de beijo com coraçãozinho, além dele a convidar pra ir visitá-lo, antes disso ele havia mentido pra mim que nunca tinha feito sexo sem camisinha com as ex dele, mas sem querer se denunciou quando contou que a ex fez um aborto! Eu liguei os fatos e discutimos, ele jurou que nunca mais mentiria, o que, é claro, foi sim uma mentira! Além disso, ele fez uma prova, onde na sala só haviam mulheres, ele saiu com 4 delas (duas eram lésbicas) pra comer no Mac, sendo que ele nem trabalha (de onde tirou dinheiro?) e eu só soube disso quando ele voltou! Ele nem avisou que eram só mulheres que estariam nessa saída dele! E agora ele me diz que me ama de verdade, que nunca quis me fazer sofrer…
Não sei se acredito nisso, porque todos que o conhecem onde ele mora dizem que é um jom rapaz, mas eu só tenho me sentido mabipulada, sou a amiga/mãe que ele nunca teve e ele ainda assim faz tudo isso comigo… Depois chora que não quer me perder!
Não sei, não sei o que fazer, honestamente!!
Minha namorada fica falando que a mãe dela não deixa isso e aquilo mas é uma desculpa falar q a mãe não deixa sendo que ela não quer e eu queria saber quando ela quer de verdade ou não.
Se vocês puderem me ajudar nesse quesito eu ficaria lisonjeado.
PS. Vou fazer 18 daki a dois meses e ela tem 14 recém.