Que jogue a primeira pedra quem nunca criou expectativas pelo grande amor. Nós aprendemos, desde que somos crianças, que o amor é a melhor coisa que iremos viver.
[sc:calculadora ]
Crescemos e descobrimos que não foi só sobre o Papai Noel que mentiram pra nós… Afinal, por que o amor nunca é como imaginamos?
Bem, não sei se essa é a pergunta mais adequada. Se você está se sentindo assim, certamente está frustrado com o que descobriu… Então que tal se perguntar por que nós sempre esperamos tanto do amor?
Vou explicar a você por que tudo isso acontece e por que essas duas perguntas são, na verdade, uma só – apenas pensadas por ângulos diferentes.
Descubra por que o amor nunca é como imaginamos
Antes de responder à pergunta, vamos falar sobre o que, de fato, as pessoas esperam desse sentimento tão importante para nossas vidas.
Em geral, o amor toma forma de pessoa e, assim que nos apaixonamos pela primeira vez, julgamos estar diante do verdadeiro amor. Vamos começar a desmitificar a coisa toda daqui.
1º Amor verdadeiro existe?
Depende do que você chama de verdadeiro! O amor é um sentimento forte, que muitas vezes é confundido com a paixão por conta de sua intensidade. Mas a verdade é que uma coisa nada tem a ver com a outra.
A paixão é química, instantânea e associada a elementos físicos inicialmente. Você pode se apaixonar perdidamente umas 200 vezes na vida, dependerá unicamente de você.
Já o amor é uma construção, demora para surgir e, muitas vezes, interrompemos o processo no caminho por pura impaciência e confusão. Quantas vezes você pode ter deixado o amor passar antes de ele se instalar? Muitas!
O que estou tentando explicar é que o amor verdadeiro existe sim, mas muitas vezes não o deixamos acontecer…
2º Amamos apenas uma vez?
Essa é uma grande mentira. Podemos amar inúmeras vezes na vida, inclusive ao mesmo tempo. Não é verdade que o amor só aparece uma única vez na nossa vida. Senão, imagine que injustiça seria cometida com aquelas pessoas das quais falei acima, que deixam o amor passar antes de ele se concretizar?
O que as pessoas precisam é aprender a amar o outro e se disponibilizar ao amor. Abrir o coração e viver o que o sentimento nos faz vivenciar não é algo que todas as pessoas aceitam ou sabem fazer. A boa notícia aqui é que sempre há tempo para aprender.
3º Existe amor perfeito?
Pra começar, perfeição é um conceito plástico, ele não existe no mundo real. Você nunca será perfeito, o amor da sua vida nunca será perfeito, sua vida nunca será perfeita, o casamento também nunca será. Então essa pergunta está respondida, certo?
Ok, mas para saber se você está vivendo o verdadeiro amor basta prestar a atenção nos momentos felizes. Eles completam você? Você sente vontade de eternizá-los? O quanto desses momentos está relacionado à sua convivência com a pessoa amada?
O amor na sua plenitude leva as pessoas a viverem felizes por mais tempo e sentir o impulso de estar sempre perto da pessoa amada.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o amor, vamos voltar ao começo, quando você está vivendo uma relação de amor, mas se decepciona ao ver que não é como você esperava. Existe uma grande razão para isso acontecer, mas posso explicar em vários tópicos para facilitar sua vida.
5 Razões que explicam por que o amor não é como imaginamos
- O relacionamento é feito de duas pessoas, e a pessoa tem suas próprias expectativas e desejos que podem entrar em conflito com os seus.
- Não fomos educados para amar com desprendimento do apego. As pessoas geralmente amam com medo de perder, com ciúmes, com mágoas, etc.
- Nem sempre é fácil encarar os sentimentos reais, o que as pessoas expõe muitas vezes é superficial e não transmite segurança para viver o amor.
- A todo o momento o mundo oferece inúmeras maneiras de dispersar, afastando as pessoas umas das outras e dificultando a comunicação, o que atrapalha a vivência do amor.
- Os problemas do dia a dia nem sempre podem ser superados individualmente. Falta de tempo, de dinheiro, querer ou não ter filhos, tudo isso pode gerar desrespeito e brigas, criando uma versão bem menos romântica do que imaginamos sobre o amor.
Por isso eu insisto que você procure o amor em cada instante da sua vida, e não o deixe passar perdendo o foco com o mundo ao seu redor. Dê valor ao que faz você feliz e verá que o amor pode ser muito mais do que você imaginou!
Bem explicado esse texto..