Quando era novo tive uma fase que acho que muitos homens já enfrentaram…
[sc:calculadoraex ]
Eu era um carinha franzino e feioso. Vivia apaixonado por alguma garota da escola, mas elas nunca queriam nada comigo. Isso me deixava cada vez mais inseguro, eu achava que sempre tinha que ser muito mais do que eu era para merecer alguém!
Mas é claro que um dia eu consegui uma namorada – no fim da história a gente sempre consegue hehe – e ela era linda, inteligente, um ano mais velha do que eu, divertida… Enfim, eu estava amando! Só que o relacionamento que poderia ter sido muito duradouro, em poucos meses terminou e eu passei muito tempo acreditando no motivo errado para esse fim.
Achei que ela não me amava, que tinha outro cara na jogada, que me largou porque eu era feio, etc. A verdade é que ela terminou comigo por conta do meu ciúme!
Eu tinha a autoestima tão baixa, e parecia tão difícil acreditar que uma garota bonita poderia gostar de mim, que desenvolvi um medo absurdo de perder minha amada. Então qualquer movimento suspeito era motivo para eu acionar o alerta na minha cabeça. Você já sentiu isso?
Pois saiba que o ciúme é um dos maiores venenos num relacionamento que teria tudo para dar certo e, muitas vezes, a causa não é propriamente uma traição ou algo do gênero, mas sim paranóia gerada pela baixa autoestima.
Então o melhor mesmo é tomar conta desse ciúme e tratar de eliminá-lo da sua vida para que o relacionamento dure mais. Veja a seguir algumas razões por que digo que o ciúme é como um veneno no seu relacionamento.
5 Razões por que o ciúme é um veneno na relação
Brigas
O ciúme gera muitas, muitas brigas. Você duvida de algo que ela fala, ela reclama que você não acredita em nada, você fala que não aguenta mais essas mentiras, ela jura que não vai mais falar com você, você diz que… Está vendo que isso não vai ter fim?
Quando as brigas começam, a única coisa que tem prazo para terminar é a falta de respeito um pelo outro. Viver assim não dá, o ciúme envenenou a paz do relacionamento.
Afastamento
Quando há desconfiança na relação, a cobrança constante do parceiro faz com que o outro se afaste, esfriando a relação.
Não tem veneno pior do que esse, pois o próximo passo é o desligamento completo e, então, o fim da relação.
Cobrança
A própria cobrança é um dos efeitos do veneno do ciúme. Ninguém gosta de ser cobrado o tempo todo sobre o que vai fazer, dizer, com quem vai falar, a que horas volta, etc.
Se você se deixar envenenar pelo ciúme, vai atormentar o outro com suas cobranças e, assim, fica difícil manter a alegria no relacionamento, concorda? A pessoa com quem você está precisa sentir que está livre para ir e vir, é absurdo tentar controlar alguém em função de um sentimento inferior que é unicamente seu.
Mágoa
Seja pelas suas desconfianças, seja pela tensão que reside no relacionamento por conta do ciúme, a mágoa gerada por ele deixa marcas que são difíceis de cicatrizar. Para o ciumento, sua preocupação tem lógica, mas para a vítima do ciúme, cada passo seu se torna uma faísca para sua explosão de baixa autoconfiança. E isso é muito difícil de administrar emocionalmente.
Segredos
Quando alguém na relação é muito ciumento, o outro começa a evitar falar sobre diversos assuntos. O resultado disso é uma infinidade de segredos entre vocês, o que gera a insegurança do ciumento e aumenta o afastamento do outro.
Por exemplo, para não despertar seu ciúme, sua namorada não vai contar que encontrou um amigo da infância na academia, e também não vai falar que o professor enviou uma mensagem no dia anterior… E provavelmente não contará pra você que haviam apenas homens na reunião-almoço que ela compareceu na semana passada.
Fica difícil saber o que falar para um ciumento e, na ânsia de ter uma vida normal, a vítima começa a esconder as coisas. Os segredos podem acabar com uma relação, cuidado!
Está vendo como é complicado lidar com o ciúme? Você ganha muito mais se procurar desenvolver sua autoconfiança e se tornar mais seguro no relacionamento. Confira todas essas dicas e reflita sobre como você tem agido em relação ao ciúme.