Todo relacionamento, por mais difícil que tenha sido deixa lembranças. Depois da separação, talvez você se deixe dominar pela raiva ou até mesmo pela dor e só pense coisas ruins sobre o ex!
Mas em algum momento isso passa e então chega uma das fases mais complicada do pós término: a saudade.
A raiva passa, a mágoa quase não incomoda e você inclusive já conseguiu não apenas perdoar ao ex como também a si mesma.
Então a saudade bate com todas as forças e num primeiro momento você se sente perdida. Afinal como lidar com isso?
Descubra agora como reagir as saudades do ex e do último relacionamento.
Como reagir a saudade do ex e do último relacionamento
Saudade ou medo de não amar novamente?
Algumas pessoas acabam se prendendo a saudade do ex e do relacionamento apenas porque passam a ter medo de não conseguir amar e se permitir serem amadas novamente.
É preciso entender o que está se passando com você nesse momento. Será que sente saudades do ex porque ainda o ama? Ou por estar apegada ao passado, com medo de tentar novamente?
Se for apenas apego ao passado é provável que você queira se lembrar apenas dos bons momentos que teve com ele, ignorando os ruins.
Agora se ainda existe sentimento, além da saudade você provavelmente conseguiu compreender o que causou a separação de vocês, e principalmente, onde foi que você errou!
O impulso de correr atrás
Uma das coisas que a saudade causa é uma espécie de desespero em correr atrás e falar com o ex.
Resista a isso num primeiro momento, pelo menos até entender o que realmente deseja e se ainda vale a pena lutar pelo amor dele.
Não mande mensagens, não ligue e não vá atrás dele.
Nesse momento o máximo que você pode se permitir é uma espiada nas redes sociais dele, como o Facebook e o Instagram.
Assim você pode saber se ele já está com outra pessoa e até mesmo se ainda pensa em você.
Chorar ajuda?
A saudade do relacionamento também pode ser uma forma que seu corpo encontrou de mostrar que você viveu algo muito bom, mas que é hora de virar a página.
É como uma despedida do passado, uma forma de se fazer perceber que é o momento de aceitar ou superar esse fim.
Se sentir necessidade, tire uns dias sozinha e chore para colocar para fora essa saudade. Após esse momento analise como se sente.
Ainda não conseguiu parar de pensar nele? É provável que você passou os últimos meses fugindo dos seus sentimentos e não lidando com o fim do relacionamento.
Dicas para diminuir as saudades
Apesar de dizerem que a forma mais efetiva de se diminuir ou eliminar as saudades de algo é encontrando a causa disso, nem sempre é possível.
Se você percebeu que por mais saudosa que esteja, não vale a pena tentar uma reaproximação com o ex, é hora de lidar com isso de forma diferente.
É preciso que você passe a ver o ex e o antigo relacionamento como alguém que está morto e infelizmente não pode voltar.
Viva o luto dessa perda se permitindo chorar, conversar com pessoas de sua confiança e então tentando policiar seus pensamentos.
Tente brigar consigo mesma sempre que se pegar pensando nele. Repita o pensamento: “Estou aprendendo a fazer isso sozinha e devo me sentir feliz com o que conquistar!”
Comemorar pequenas realizações e se dedicar a atividades diferentes das que você costumava fazer com o ex também ajudam a diminuir as saudades e afastar a dor.
E se quiser tentar de novo?
Se você sente que vale a pena uma segunda tentativa e nota que ainda existe sentimentos da parte do ex, invista numa reconquista!
Só lembre-se que terá que fazer tudo com calma e provavelmente terá que admitir que cometeu erros.
Está pronta para isso? Então basta usar as técnicas certas de reconquista e transformar a saudade em amor.