Quando sabemos que rolou uma DR (discussão de relação) com algum amigo já fica no ar aquela sensação de “Ihh o bicho pegou aí”, não é?
[sc:calculadora ]
E quando a DR é conosco então, pior ainda! Já ficamos tensos e impacientes com o que virá a seguir. Mas acredite ou não, uma DR pode ser muito positiva. Quer dizer, pode trazer coisas boas para a relação e você precisa dar uma chance a ela!
Vou te provar como é possível aproveitar o melhor de uma DR para o bem da relação e, por que não, para o seu próprio bem também. Confira!
5 Boas razões para ter uma DR no relacionamento
Alinhar os ponteiros
Todo relacionamento chega a um momento onde você tem que se fazer algumas perguntas e algumas delas são:
– Será que ainda temos os mesmo objetivos?
– Será que ainda queremos fazer esse trajeto juntos?
Até mesmo para você saber se essa relação tem motivos para seguir em frente. É sempre importante os dois saberem se estão caminhando juntos. Isso não quer dizer que vocês precisam ser idênticos um ao outro.
O que não vai dar certo é manter um relacionamento sem questionamentos ou mudanças quando, por exemplo, um está fazendo planos de ter filhos logo enquanto o outro quer viajar pelo mundo.
Acertar expectativas
Quando estamos dentro de um relacionamento é normal criarmos expectativas, mas temos que saber se o que esperamos do outro é algo que ele não está disposto a dar.
Por exemplo, você quer me relacionar com uma pessoa que me coloque como sua prioridade. E aí surgem as dúvidas:
– Será que ele é assim?
– Será que, para ele, o namoro é prioridade ou ele está em uma fase de dedicação total aos estudos?
– Será que ele mudou ou eu que imaginei que ele era assim?
Essas perguntas podem ser prontamente respondidas direta ou indiretamente dentro de uma DR. É uma ótima oportunidade de ver se suas expectativas condizem com a realidade.
Desfazer amarguras
Você sabia que carregar amargurar pode fazer mal a saúde. E, além disso, pode fazer mal ao seu relacionamento. Ressentimentos antigos são como uma pedra que pesam mais a cada dia.
Às vezes, falar sobre o que nos magoa é uma boa forma de cuidarmos da saúde de nosso relacionamento. E nada melhor do que aproveitar uma DR para colocar tudo isso em dia.
Na DR você poderá falar o que você sente, ouvir o lado do outro e, no final, quando vocês disserem que se perdoam, então será de verdade. Um relacionamento saudável pode durar muito mais, pois se trata de estar maduro para esclarecer as questões que ficam pendentes para seguir em frente.
Dedicação
Uma DR não serve somente para resolver assuntos ruins!
Ter um tempo para conversar sobre a relação de vocês é bom para que vocês mantenham vivo o elo que liga vocês dois. Criar um momento exclusivo na relação para que vocês possam conversar sobre o relacionamento, sobre o que sentem um pelo outro, tudo isso é uma ótima forma de demonstrar para o outro que estamos realmente interessados e nos dedicamos à relação.
Mudanças grandes
Quando acontecem mudanças que mexem com a nossa cabeça é bom saber se o relacionamento de vocês ainda cabe nesse momento. Por exemplo:
Você recebe uma proposta de mudança de cargo, mas para isso você terá que se dedicar muito mais ao seu trabalho. E isso significará muitas horas extras e dedicação de estudo durante o final de semana…
Consequentemente, essa mudança vai prejudicar o tempo que você tem disponível para o seu amor. Será que ele está disposto a ter paciência nesta etapa? A DR pode vir como propósito de reajustar as programações, rotinas do casal e demais questões que são importantes no cotidiano, embora não afetem o amor que ambos sentem um pelo outro.
Viu só como é possível ter boas expectativas de uma DR? Não fuja desse momento e verá que pode tirar bom proveito da situação para melhorar a comunicação do casal.
Fui casada por 6 anos depois disso resolvi não levar mais nenhum relacionamento a sério, conheci um rapaz mais novo no trabalho e a principio pensei em não ficar tenho 28 anos e ele 22 anos, mas depois de 4 meses ficamos umas 10 vezes, depois de um tempo as coisas esfriaram, ele insistiu pediu pra ficar de novo me dizia pra trazer pra minha casa eu sempre dizia que um dia traria em casa e um belo dia ele disse que não insitiria mais, resolvemos levar a amizade, meu ex me mandou um email achando que eu ainda estava com meu “amigo” falando muita coisa dele e de meus amigos, eu comentei com ele que meu ex havia falado mal deles e ele pediu pra eu dizer mandei o email do meu ex pra ele, nesse email meu ex falava que meu namoradinho era viado e tinha o pênis pequeno, detalhe esse amigo é machista, enfim quando meu amigo leu ele a principio falou que eu e meu ex éramos comédia, mas depois disse que não era mais pra falar com ele e que ele não era muleque pra eu não falar com ele, detalhe quando meu amigo não quer falar com alguém ele bloqueia, mas comigo ele não bloqueou e lê minhas mensagens, mas não responde já faz 4 dias que não mando mensagem já faz 7 dia que ele ficou bravo. O que eu faço?