Não vamos aqui falar bem da traição, defender que todos devem agora mesmo perdoar todas as traições que sofreram… Nada disso.
[sc:calculadoraex ]
O que quero com esse post é deixar claro que as traições acontecem por determinados motivos, e que compreender esses motivos ajudará você a se livrar do sofrimento e do ressentimento que a traição lhe causou.
Isso por que existe algo que impulsiona a traição e você pode perceber os sinais. Veja a seguir alguns dos motivos mais comuns que podem levar uma pessoa a trair no casamento.
5 Motivos que levam uma pessoa a trair
Insegurança
Algumas pessoas não se sentem completamente seguras no relacionamento e têm necessidade de atrair a atenção de todos ao seu redor. Isso pode começar como algo inofensivo, com um simples flerte no trabalho, na balada… Mas tende a aumentar se a pessoa não se der conta da razão que está movendo essa necessidade e pode acabar em traição.
O único jeito de lidar com isso é através de um trabalho de construção da autoconfiança. A pessoa precisa se sentir segura primeiro sozinha para então se relacionar de forma saudável com alguém. Se você sofreu uma traição por esse motivo, está mais do que claro que o problema não vai se resolver com uma ou duas conversas.
Excesso de libido
Não vamos dizer que a culpa é sua porque não transou o suficiente com seu amor. Se a pessoa possui algum tipo de distúrbio ou se comporta de maneira obsessiva em relação ao sexo, nem mesmo se você fizer sexo todos os dias será suficiente para aplacar o desejo da pessoa amada.
Essa traição pode ser puramente física. Em geral, pessoas com esse problema não têm absoluto controle de seus impulsos e podem repetir o ato não importando o quanto amam a pessoa com quem se casaram.
Comodismo
Essa é a razão de muitas pessoas que já estão casadas ou namoram há muitos anos. A paixão na relação acabou, o amor se tornou morno demais, as afinidades são quase zero. Mas é muito difícil terminar! A pessoa acomodada vê dificuldades em se adaptar com novidades e tem medo de trocar o certo pelo duvidoso, então trai para não ter que se separar e começar tudo de novo.
Em geral, pessoas que fazem isso levam adiante casos longos e se complicam por não conseguirem assumir a situação. Não rompem o caso, não se separam… Apenas vão empurrando com a barriga até que algo aconteça.
Canalhice
Quem nunca conheceu um autêntico canalha? Essas pessoas são oportunistas e ficarão com você apenas pelo tempo em que isto for útil de alguma forma. Dificilmente um canalha se apega sentimentalmente de verdade, o ego é tão grande que não há ninguém para agradar em suas vidas a não ser a si mesmos.
Um canalha não se envolve com apenas uma pessoa, pois precisam aproveitar tudo o que todos têm a oferecer. Esse é com certeza o pior tipo de se envolver.
Mesmo que possam mudar com o tempo e realmente se envolver com alguém de verdade, é arriscado apostar num relacionamento que já começa sem garantia alguma. O desgaste emocional será inevitável.
Paixonite
Não há melhor forma de descrever esse tipo de motivação. Algumas pessoas podem verdadeiramente estar envolvidas num namoro ou casamento, mas invariavelmente se apaixonam por outras pessoas e não conseguem evitar.
Essas pessoas geralmente sofrem com a traição e desejam acabar com tudo, mas a indecisão é grande, pois ainda que tenham tido uma paixão fora do relacionamento, ainda amam a pessoa com quem estão.
São pessoas complicadas, totalmente emocionais e instáveis. O pior de tudo é que, embora não haja garantias de que você nunca será traído por esse tipo de pessoa, é praticamente impossível não cair nas suas garras, pois tendem a ser pessoas envolventes demais. Um perigo!
Se você já foi traído sem dúvida identificou algum desses tópicos. As motivações podem variar um pouco, mas em geral recaem sobre essas razões descritas acima e, compreendendo isso, talvez você consiga ver que nem sempre a “culpa” pela traição é falta de amor por você.
E se assim for, não há como consertar todos os desvios de personalidade do mundo, não é? O jeito é aceitar e seguir em frente com o coração livre para amar.