Até quando investir em uma relação? Essa é certamente uma das duvidas mais comuns entre as pessoas que estão em um relacionamento. [sc:calculadora]Muitas pessoas tem esse tipo de duvida e não sabem como resolver ou até quando investir para que o relacionamento de meses ou anos vá para o buraco.
Sabemos que o pilar de uma relação é a reciprocidade entre os envolvidos. Quando não há compreensão por uma das partes, fica um clima totalmente insuportável. Entretanto existem pessoas que preferem permanecer no sofrimento de uma relação amarga ao ter que abrir mão dela.
Penso que a vida é feita de escolhas. Isso é fato, cada um de nós deve escolher apenas aquilo que consideramos “bom” para nós mesmos. Acontece que por estarmos envolvidos demais por uma pessoa que ficamos cegos a ponto de não interpretarmos os fatos a nossa volta. Então vamos aqui trocar experiências e entender se esse relacionamento vale a pena.
Até quando investir em uma relação?
A nossa maior dificuldade é manter em alta as atitudes bem como as expectativas de uma pessoa para conosco em um relacionamento. Podemos listar aqui dezenas de fatores que podem ser colocados na balança antes de se definir o quanto devemos acreditar em um relacionamento.
No texto como salvar meu casamento você pode obter de maneira mais detalhadas sobre como evitar o fim de uma relação. Até porque seria cansativo demais abordar todos eles em um único artigo. Por essa razão, decidi abordar apenas os principais e junto com você discutirmos outros não listados, que por você são considerados fundamentais.
Tudo de bom que já aconteceu. Muitas pessoas se apegam a fatos do passado para tentar manter viva a chama do relacionamento. Claro isso deve sim servir como base, apenas como base e não como principal motivo pelo qual você deve insistir na relação.
Acontece que, nós, por estarmos abalados por conta da instabilidade do relacionamento deixamos de pensar adiante, e passamos a usar apenas o que já foi bom como razão para insistir na relação. Esse é um dos erros mais comuns, devemos sim usar isso, mas como experiência e não como motivo para o futuro.
O medo à insegurança e a falta de confiança. Outro elemento cruel é a falta de confiança em si mesmo. Quando a relação está abalada nós muito dificilmente conseguimos pensar em uma melhor solução.
A falta de confiança em si mesmo é o sintoma mais comum quando a relação está ameaçada. Acredito que nós devemos apenas viver uma relação enquanto ela nos faz bem. Uma vez que cause algum mal ou não proporcione a reciprocidade dedicada por uma das partes é a hora de começar ser um pouco mais egoísta.
Acreditar em você, nas suas qualidades e principalmente na sua capacidade de encontrar, descobrir e se relacionar com outra pessoa. É sem duvidas o melhor caminho de definir os próximos dias de sua relação.
Foi bom, mas tem que ser muito mais que isso. Sem duvidas é esse o pensamento que devemos ter quando nos deparamos na duvida de um relacionamento. Adotar uma postura imparcial, com um olhar externo é o caminho mais objetivo e menos doloroso.
Pensar que vocês viveram momentos muito bons, felizes demais no passado é ótimo. Entretanto essas recordações não devem servir apenas como motivo para você apostar na relação.
Mas tem as crianças não posso desistir por causa delas. Sabemos muito bem que já se foi o tempo em que casais insistiam em um relacionamento por causa dos filhos. Hoje em dia, é muito mais comum e recomendado para a formação de uma criança que os pais dela sejam sinceros e abertos.
Alguns estudos apontam que filhos de pais separados que vivem melhores em relação aos filhos que tem pais juntos, mas que a relação é conturbada. Cheia de brigas, falta de amor, respeito e confiança. Um ambiente assim só tende a passar para os filhos um péssimo exemplo.
É muito mais cômodo que as crianças saibam que seus pais jogam limpo e não mascaram uma situação por eles. Dói claro, é ruim ter que desconstruir toda ideia de um lar, família perfeita.
É preciso que seja feita uma leitura imparcial da sua situação. Saber até quando investir em uma relação é como pensar com um pouco mais de egoísmo. É ir além do desejo, e agir com base nos fatos.
Penso que investir em um relacionamento bem sucedido só vale a pena quando as pessoas assumem quatro atitudes indispensáveis. Respeitam-se, compreendem, protegem e confia um no outro. Do contrário, creio que é impossível dar continuidade na relação.
A minha dica para você que quer apostar ainda quer investir em uma relação, que já não parece ter mais expectativas de sobrevivência, é ser um pouco mais egoísta e pensar em você mesmo. Deixando de lado todos os sentimentos alheios e colocando os seus como prioridade.
existe respeito,compeenção ,proteção e confiança mas ele diz não estar apaixonado, o que me deixa confusa.
É tudo tao confuso , temos que esperar em Deus , se for pra ser sera !
Estou num casamento de 3 Anos, e eu tenho só 19 anos !
Nos brigamos muito , ja se separamos 3 vezes , mais nunca houve traiçao !
Sempr voltamos pq eu perdoou ele pelas as atitudes , ele fala q nao me ama e me manda embora , ai quando eu decido ir . Ele pede perdao ! Vai entender 🙁
Oi Lu comigo é a mesma historia !!!
vai entender né . Da vontade de jogar tudo pro alto !
Muitas brigas por motivos pequenos e por ele ser rude comigo nos fizeram ficar alguns dias sem nos falarmos. Nós apenas namoramos, e por qualquer briguinha ou desentendimento ele simplesmente pega o carro e vai embora. As vezes sou grosseira também mas na maioria das vezes é uma resposta a grosseiria dele. Ele me respeita e sinto q gosta de mim mas tenho muitas duvidas em relação a continuar ou não com o relacionamento.
Bom… a gente namorou por um tempo curto, apaixonados. Aí no Reveillon ele me mandou uma mensagem às 4h da manhã terminando tudo. Não voltou a falar comigo até esta semana. Quando voltou todo amigo. Dizendo que sentiu minha falta. Que gostaria de me ver.
Mas eu fiquei muito insegura.
Assim mesmo fui vê-lo, conversamos mas não aconteceu nada de mais. Na segunda vez que nos vimos, rolou beijos. Mas até agora eu não sei o q ele quer. se quer namorar, ficar… transar…. Nada está claro.
Juliana vi seu comentário e acho que seu namorado tenha fobia ao compromisso e saiba que vc não é a causa do problema e sim apenas dele…pessoas assim precisam de ajuda para se comprometer
Bom , estou ficando com um menino a 2 meses e nada dele me pedir em namoro ! A gente briga por coisinhas bobas , ciúmes e tal . Mais tenho muito medo de não dar certo , porque eu gosto muito dele de verdade .. Ele demonstra que gosta de mim , mais as vezes ele Ta legal Ta carinhoso e do nada ele fecha a cara fica estranho ! O que eu faço ? Continuo ficando com ele ou eu pulo pra outra ? Por favor , me ajudem !
Oi. Na minha opinião acho que deveria mesmo falar com ele sobre isso. Digo-lhe o que sente quando ele faz isso. Digo-lhe tudo o que sente, tudo mesmo. Abra-se para ele, e diga que gostava que ele também se abrisse consigo. Não diga “queria” diga “gostava”, pois quando a gente diz diz gostava está a pedir na mesma mas não parece uma palavra tão autoritária/mandona. ?
Estou ficando com um rapaz a sete meses da qual queria muito e que sempre fui apaixonada, acabei engravidando dele ( 3 meses de gestação) depois que ele soube ele mudou bastante, mais nunca deixou de ser sincero comigo em uma conversa ele me falou q ainda gostava muito da ex- namorada e que pensava em voltar pra ela daqui uns anos, falou tbm que gostava muito de mim mais só como amiga e que iria morar comigo pelo bebe e um pouco por mim tbm, mas ele me trata só como amiga, ate fazemos sexo, mas sempre depois ele volta a ser só o amigo, não me faz mais carinho, não me agrada mais, não mostra que vá gostar de mim como mulher… isso me deixa sem chão, eu não sei oq fazer se desapego e ignoro ele ou se insisto em ficar com ele para ver se ele se apaixona por mim. por favor o Sr. pode me ajudar?
Eu ficava com um menino da minha sala , ficamos 19 meses não contínuos . Bom porém minha prima e ele já ficaram e eles sempre estão juntos , o q até mesmo os professores já pediram pra eles não namorarem em sala , na sala ele nem olha pra mim . Bom , quando Estávamos juntos pela última vez combinamos de ficar sério , porém veio outro menino de fora q eu já tinha ficado e por tanta insistência beijei esse menino . E o menino da minha sala apelou comigo e isso já tem um pouco mais de mês . Conversamos ontem e esses dias para trás ; mas ele já veio com más intenções , o q não me caracteriza uma mulher com valor , então paramos de conversar . Queria muito voltar com ele , tenho todos os meninos que eu quiser quando eu quero mas ele não . Se ele chegar em mim eu vou me entregar ? Não sei se consigo dizer não
Moro com uma pessoa a 1 ano, porem estou com ela a mais de 9 anos, quando fomos morar juntos durante 11 meses foi uma maravilha, sempre brigamos, desde o começo de nossa relação, porem de um tempo para cá estas brigas tem ficado mais serias, do tipo que ele tem riscados nossos moveis, furado nosso sofae até me mandado embora por diversas vezes, teve que uma vez eu fui, ficamos 4 dias separados, voltamos a nos falar e decidimos voltar, até então ele tem me tratado como amiga, porem no ultimo final de semana brigamos novamente e ele mais uma vez mexeu em nossos moveis e me mandou embora, desta vez não fui fiquei na minha, e logo em seguida ele me pediu perdão e me disse que não iriamos brigar mais, porem na terça eu liguei para ele para saber se estava na rua para me ajudar a comprar um presente para uma colega dele de trabalho e o mesmo desceu os cachorros em mim, disse que já tínhamos conversado a respeito e eu disse que ia comprar, está certo, porem queria que ele participasse na escolha pois sempre tenho medo de errar. dai brigamos de novo e durante nossas brigas ele me humilha muito, grita para todos ouvirem, me chama de anta, fala que sou uma desgraça de mulher, que não sirvo para nada, sempre joga na minha cara coisas que já fez por mim e por minha família, joga na minha cara brigas que já tivemos e hoje ele me disse que está indo embora para outra cidade, estou muito magoada, minha mãe sempre diz para eu deixa-lo de lado, pois são muitas humilhações, sei também que tenho minha parcela de culpa, ninguém erra sozinho mas nunca o ofendi com palavras e isso tem me deixado muito ferida, fico mais triste pelo fato de que eu sempre o procuro mesmo eu estando certa e ele sempre ter falado de mais, passo por cima de tudo que escuto e isso tem pesado de mais em mim estes dias, não sei se volto a procura-lo, preciso de conselhos, o amo de mais, mais não sei até que ponto vale a pena insistir numa relação que tem me feito sofrer.
Existe tudo que foi citado acima, mas ele diz que que não está apaixonado mas diz que gosta do que a gente tem agora ( eu também até gosto ) e nós nunca brigamos, estamos “ficando” há 9 meses…eu já não espero ter um relacionamento sério com ele mas as vezes fico um pouco triste pq tô gostando dele, não tenho aquele amor e tal mas gosto muito dele.